quarta-feira, 14 de abril de 2010

Contra-indicações e Preparação

Imagem original de: Vitálita

Pau d'arco ou Ipê-Roxo
Contra-indicações e Preparação
Apesar de bem tolerado nas doses recomendadas, e dos casos de toxicidade estarem mais associados à utilização isolada de compostos desta planta, ela não deve ser utilizada durante a gravidez.
Doentes a tomar anticoagulantes também não devem consumir pau d'arco sem consultar o médico.
Os tratamentos por via oral devem ser curtos. Em todos os casos, não se esqueça que nenhuma informação ou literatura dispensa o conselho do seu médico.
A ingestão deste chá, convém fazer um descanso, por exemplo:
Toma durante uma semana, descansa 15 dias.

Pau d'arco na Europa Ipê-Roxo na América do Sul

Original de: OLHARES Ipê-roxo

Pau d'arco na Europa Ipê-Roxo na América do Sul.
Originária da floresta amazónica e de outras regiões tropicais, esta árvore é de grande beleza e chega a atingir os 30 metros de altura e o seu tronco pode medir na base cerca de dois a três metros de diâmetro.
É uma árvore com uma grande copa e nos meses de Julho a Setembro, perde as suas folhas para dar lugar às flores. É uma árvore comum no território Brasileiro, esta árvore pertence a família das Bignoniáceas.
No que diz respeito á medicina, sua casca e a flor são usadas como chás. A água da casca do Pau d'arco é utilizada também para lavar feridas causadas por doenças de pele causadas por micróbios e bactérias.
O género Tabebuia engloba cerca de 100 espécies e, apesar de muitas serem utilizadas medicinalmente, a espécie Tabebuia impetiginosa tem qualidade superior.
O pau d'arco é conhecido e utilizado há centenas de anos pelas tribos indígenas da Amazónia, para diferentes situações, como a malária, anemia, colites, problemas respiratórios, gripes, infecções fúngicas, febre, artrite e reumatismo, mordeduras de cobras, má circulação, sífilis e cancro.


Ver mais em: Pau d'arco e Ipê-roxo.

Ipê-roxo ou pau d'arco

Os benefícios do Ipê-roxo ou pau d'arco são infindáveis, não se sabe qual é o limite. Há cerca de mais ou menos 40 anos, vários médicos brasileiros testaram em vários pacientes de diferentes enfermidades, o Ipê-roxo em forma de chá e as melhoras foram ráoidas e surpreendentes, outros pacientes foram tratados pela medicina convencional e o resultado foi demorado e com pouco desempenho na recuperação imediata da saúde.
Na América do Sul, a medicina tradicional classifica-o como um bom adstringente, anti-inflamatório, anti-bacteriano, anti-fúngico e laxativo; é usado para tratar úlceras, sífilis, infecções urinárias, psoríase, problemas gastrointestinais, candidíases, cancro, diabetes e alergias. Na América do Norte e Europa, é utilizado como analgésico, antioxidante, anti-parasitário, anti-microbiano, anti-fúngico, anti-viral, anti-bacteriano, anti-inflamatório e anti-cancerígeno.

Pau d'arco em Portugal

Em Portugal, o pau d'arco ou Ipê-roxo é consumido em chás, comprimidos, extractos e é tido como um protector contra o cancro e para o bem-estar físico.
Em Portugal, o pau d'arco têm sido usado por diversas testemunhas de Jeová, para repor o sangue, uma vez que a religião proíbe as transfusões.
Também têm havido bons resultados na ajuda de tratamentos de Cancro, mas os médicos pedem para quem fizer, que faça com intervalos.
Devemos lembrar que os índios da América do Sul já usavam o Ipê-roxo.
Era utilizado contra as estomatites, úlceras de garganta e anemia. Anti-inflamatório, anti-cancerígeno, eczema.

Ver:
Contra-indicações e Preparação

terça-feira, 13 de abril de 2010

Chás e chá preto

CHÁS E INFUSÕES

Dizem que o chá mais antigo é o chá preto. Este chá foi descoberto na China há quase 5.000 anos e foi trazido para a Europa pelos Portugueses e desenvolvido comercialmente e industrialmente pelos Ingleses.
Na China este chá recebe o nome de chá vermelho.
O chá preto é consumido por pessoas de todo o mundo: pelo seu sabor, pelas suas propriedades preventivas ou curativas, porque ajuda a relaxar ou porque estimula o corpo e a mente, muitas razões são invocadas ou simplesmente por ser uma bebida social entre outras situações.
É importante mencionarmos que o chá preto é dos chás mais comuns existentes e é comercializado em saquinhos e folhas.
A maior parte do chá preto consumido no ocidente provém da Índia.

Segundo as lendas chinesas, a descoberta do chá e das suas qualidades benéficas terá acontecido quando o imperador Shen Nung, por volta do ano 2737 ac, decidiu experimentar o resultado da queda acidental de uma folha de árvore em água a ferver: uma infusão refrescante e revitalizante.

A palavra chá em Português refere-se normalmente a infusões de folhas de várias plantas, como camomila ou cidreira, para além das próprias folhas da planta do chá. Temos inclusive o famoso “chá de limão”, obtido a partir da casca desse fruto (também conhecido em algumas regiões de Itália, onde dá pelo nome de “canarino”).

O chá preto é processado de duas formas, em CTC (Crush, Tear, Curl - Esmagamento, Rasgo, Enrolamento) ou em folhas inteiras.

O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam muitas vezes em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa.

O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá. O chá é deixado oxidar, depois enrolado e finalmente seco em bandejas quentes.

Existem vários tipos de chás pretos, mas entre os mais famosos estão os indianos Darjeeling, Assam e Ceilão, e o chinês Keemun.

O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis (i.e. chá branco, chá verde, e chá oolong).
Imagem original: Império do chá


OS BENEFÍCIOS DO CHÁ
Vários estudos foram já realizados, e muitos outros são agora desenvolvidos, sobre os vários benefícios que cada tipo de “chá” pode trazer para a saúde. Há infusões de plantas que têm uma acção calmante, outras diuréticas, outras ainda digestivas. O chá contém flavonóides, que agem como antioxidantes – e vários estudos mostram que estes componentes podem ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças.

A investigação científica relativa aos eventuais benefícios do chá na saúde encontra-se ainda numa fase preliminar, pelo que é difícil saber exactamente quais os benefícios que poderão advir para a sua saúde dependendo da quantidade de chá que beber.

Recentes estudos mostraram uma associação entre o consumo de chá e uma redução do risco de doenças do coração. Por outro lado, algumas descobertas sugerem que a ingestão de chá tem um papel importante na prevenção de várias formas de cancro.

O chá contém cafeína, um estimulante activo e habitual causador de bem estar, embora a infusão de chá verde ou preto contenha menos cafeína do que o café. Note, no entanto, que se consumir elevadas doses de chá com cafeína por dia poderá ter sintomas como irritabilidade, insónia, palpitação cardíaca ou tonturas – como em tantos outros casos, é no meio que se encontra a virtude.

Os “radicais livres” são substâncias nocivas que se formam naturalmente no corpo e no meio ambiente, por acção do sol, poluição do ar, alimentos fritos ou grelhados no carvão. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos efeitos por eles causados.

O chá é o único alimento sem contra-indicações para pessoas saudáveis.

Parte deste trabalho, Pesquiza Wikipédia e in-loco

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O limão e as crianças

Existe um ditado que diz, tudo que é demais faz mal e é verdade.
Infelizmente o consumo de limão é pouco por parte das populações, o que é uma pena.
As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Médico de Família

Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, actua como anti-séptico entre outras[carece de fontes?]. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.
Ver texto original: Wikipédia




Uma criança, com alimentação repetidamente inadequada desenvolve em um sangue continuamente ácido, condição ideal para o desenvolvimento de muitas enfermidades e suas manifestações, entre elas a obesidade, os quadros alérgicos repetitivos, formação óssea, doenças cardiovasculares, diabetes e derivadas de um sistema imunológico fragilizado.

Assim, para prevenir que o organismo chegue à doença, ou mesmo tratar a doença, é necessário fazer uso diário de alimentos que alcalinizem o sangue, favorecendo o equilíbrio metabólico e a eliminação dos seus resíduos tóxicos.

Quando isso não acontece, tais resíduos permanecem por tempo demasiado no organismo, ocasionando agravos patológicos, funcionando ainda como verdadeiros escudos, ao dificultarem o sucesso dos tratamentos convencionais de cura e das terapias alternativas.

O limão, com seus ácidos facilmente transformados em elementos alcalinizantes e suas bases, fermentos, vitaminas, fibras e monoterpenos, contribui poderosamente para eliminar estes responsáveis diretos e indiretos pelas doenças.

Muitas dificuldades de saúde se beneficiam com o consumo regular do limão. No entanto, o uso intensivo é especialmente indicado no fortalecimento do sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, oferecendo assim protecção contra muitas doenças, baixa vitalidade, atenção e aprendizado.

Ver texto completo em: Doce Limão

Imagem original: Janela de Cima

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chá de Limão

Imagem original: Apenas no meu mundo

A ingestão de limão representa uma grande limpeza do organismo; o limão ingerido como fruto ou aplicado na aromaterapia carateriza-se por infundir a sensação de vitalidade no consumidor.
Ao remover as toxinas do sangue, o limão permite energizar o corpo e a mente, incentivando a claridade mental.
O limão é também um desintoxicante sanguíneo, e tanto o limão em si como o chá de limão têm um efeito de limpeza do corpo ao remover as toxinas contidas nele. Estas toxinas podem fazer com que o organismo enfraqueça e que contraia doenças. O mesmo ocorre com as toxinas da pele, que podem causar câncer no corpo e envelhecê-la prematuramente. O chá de limão encarrega-se de eliminá-las e livrar-nos destes problemas.
Não devemos esquecer que a água morna ou quente também têm o seu mérito, ela por si só, já nos ajuda a livrarnos de gorduras e parasitas internos, mas com a casca do limão ou do seu sumo, o efeito é fulminante na limpeza do organismo humano.
Os chás são milenares. Os povos como os indianos e chineses sabem disso há milhares de anos, eles sabem o que devem tomar e como tomar os chás.
Uma coisa é certa: Quanto mais natural o chá for, maior é o seu esoerado efeito.
Há chás e chás.

Diet Lemon

Imagem original: Chá com bolachas

The summer is coming and:
One of the diets currently used is the diet of lemon, famous for presenting results.
It is clear that diet is a diet lemon is not recommended by most health professionals, many doctors think can be very harmful to the body.
Some professionals say there is imbalance in the rapid weight loss caused by lemon juice and that much of the weight that is lost is fluid and water retention.
They also say that the side effect is fast, the recovery of weight after the diet.
Others say that the acidity of lemon juice is processed by our body so swallowed.
The diet is made with lemon juice and lemon stimulates production of saliva responsible for accelerating the digestive tract, the elimination of toxins and weight loss.

The action on the digestion: It was found by researchers who favors the lemon, when ingested on an empty stomach, digestion, ie the biochemical transformation of food into nutrients. Poor digestion can in fact lead to excess weight.

Action focus: contains 50 mg of vitamin C per 100 g. To keep to a diet until the end, it is important to have sufficient power. With the use of lemon, do not feel no weakness or tiredness.

How do the diet lemon

Should focus on the ripe lemons and organic farming. Should not be used cooked, but in the form of lemonade mixed with honey, or a sauce of vinegar.
PS Any questions, consult your doctor.

Dieta do limão

Imagem original: Rua Direita

O verão está chegando e:
Uma das dietas mais usadas atualmente é a dieta do limão, famosa por apresentar resultados positivos.
É claro que a dieta do limão é uma dieta que não é recomendada pela maioria dos profissionais de saúde, muitos médicos acham que pode ser muito prejudicial para o organismo.
Alguns profissionais dizem que há desequilibrio no rápido emagrecimento provocado pelo sumo de limão e que a grande parte do peso que é perdido será de fluidos e retenção de água.
Dizem ainda que o efeito colateral é rapido, na recuperação do peso após a dieta.
Outros dizem que a acidez do sumo do limão é transformada pelo nosso organismo assim que ingerido.
A dieta do limão é feita com o sumo do limão e estimula a produção de saliva responsável por acelerar o aparelho digestivo, pela eliminação de toxinas e perda de peso.

A acção sobre a digestão: Foi verificado pelos investigadores que o limão favorece, quando ingerido em jejum, a digestão, isto é, a transformação bioquímica da comida em nutrientes. Uma má digestão pode, de facto, levar a um excesso de peso.

Acção tónica: contém mais de 50 mg de vitamina C para cada 100 g. Para conseguir respeitar uma dieta até ao fim, é importante ter a energia suficiente. Com o uso do limão, não sentirá nem fraqueza, nem cansaço.

Como fazer a dieta do limão

Deve privilegiar os limões maduros e de cultura biológica. Não deve ser utilizado cozido, mas sim sob a forma de limonadas, misturado com mel, ou num molho de vinagre.
Obs. Qualquer dúvida, consulte o seu médico.