Pau d'arco na Europa Ipê-Roxo na América do Sul.
Originária da floresta amazónica e de outras regiões tropicais, esta árvore é de grande beleza e chega a atingir os 30 metros de altura e o seu tronco pode medir na base cerca de dois a três metros de diâmetro.
É uma árvore com uma grande copa e nos meses de Julho a Setembro, perde as suas folhas para dar lugar às flores. É uma árvore comum no território Brasileiro, esta árvore pertence a família das Bignoniáceas.
No que diz respeito á medicina, sua casca e a flor são usadas como chás. A água da casca do Pau d'arco é utilizada também para lavar feridas causadas por doenças de pele causadas por micróbios e bactérias.
O género Tabebuia engloba cerca de 100 espécies e, apesar de muitas serem utilizadas medicinalmente, a espécie Tabebuia impetiginosa tem qualidade superior.
O pau d'arco é conhecido e utilizado há centenas de anos pelas tribos indígenas da Amazónia, para diferentes situações, como a malária, anemia, colites, problemas respiratórios, gripes, infecções fúngicas, febre, artrite e reumatismo, mordeduras de cobras, má circulação, sífilis e cancro.
Ver mais em: Pau d'arco e Ipê-roxo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário