quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Prisão de ventre

Imagem original: Sabe tudo
médico de família

Prisão de Ventre é um mal conhecido também como intestino preguiçoso, obstipação ou prisão de ventre atinge cerca de um em cada cinco pessoas. O tratamento é bastante simples, mas, na falta dele, a prisão de ventre pode evoluir para quadros mais perigosos como as hemorróidas, apendicite ou até mesmo o cancro.

Uma grande quantidade de pessoas (milhares) em Portugal e no Brasil conhece bem os desconfortos causados pela falta de regularidade para defecar ou seja evacuar: sentem a barriga estufada, rija, dores, ficam mais facilmente irritados, sentem cólicas e dores quando estão no banheiro (casa de banho).

Muitas pessoas por vergonha, a maior partem delas não fala sobre essa dificuldade nem mesmo com o seu médico de confiança. Na maior parte das vezes, tentam resolver com métodos caseiros e até bastante arriscados, (como o uso indiscriminado de laxantes), um problema de saúde sério e que, com acompanhamento médico, pode ser facilmente contornado.

Existem pessoas capazes de ficar 3 dias ou mais sem ir a casa de banho, o que pode originar sérios problemas de saúde.

Aqui em Portugal, estas situações em casa, geralmente são resolvidas com uma alimentação rica em fibra, como, aveia, arroz é o caso do farelo de trigo entre outros e o aumento de consumo de água, nas frutas encontramos as ameixas, abacaxi ou ananás e ainda a laranja que é consumida com o bagaço. Nas aldeias usam mezinhas e em casos extremos azeite quente ou seja: Uma colher de sopa de azeite aquecido pela boca a baixo.

Em centros de tratamento e aconselhamento, pedem que a pessoa em causa pratique mais exercício e consuma alimentos mais leves, de preferência coma várias vezes ao dia e reduza a quantidade de carnes vermelhas, devemos lembrar que a digestão de uma certa quantidade de carne pode ser superior a 48 horas ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário